sábado, 7 de novembro de 2015

Armazenar bolotas sem problemas (2)

O armazenamento no frio evita que as reservas presentes nas bolotas sejam gastas. As baixas temperaturas inibem também o desenvolvimento de microorganismo prejudiciais para as sementes.
Temos reutilizado latas de leite em pó para bebé, tendo o cuidado de perfurar a tampa de plástico para permitir que as bolotas continuem a respirar.

Tampa perfurada para permitir a respiração das bolotas.

A etiquetagem é fundamental quando se armazenam várias latas. Para além da espécie (ou subespécie), anotamos sempre o local de recolha, o coletor (ou coletores), e as datas de recolha, armazenamento e termotratamento (se efetuado). temos o cuidado de pesar cada lote de bolotas assim que as guardamos e quando as utilizamos para monitorizarmos a perda de peso. Na altura da sementeira repetimos o processo de seleção e anotamos a percentagem de perdas, verificando se há relação entre a taxa de diminuição de peso e as perdas.

Etiqueta de um lote de Quercus pyrenaica
Para obter as etiquetas em pdf clique aqui

De modo a facilitar a identificação de cada lata, colocamos uma abreviatura na tampa que corresponde à espécie (CO-coccifera; SU-suber; IL-ilez; RB-robur; PY-pyrenaica; CA-canariensis; FG-faginea susbsp. faginea; BT-faginea subsp. broteroi; LS-lusitanica)

Latas com bolotas no frigorífico

Se sobrepuserem as latas tenham o cuidado de colocar algo entre elas (ex: 2 pauzinhos) de modo a evitar que a lata de cima tape os respiradouros das de baixo.
Este ano vamos também testar o armazenamento das bolotas em latas, mas fora do frigorífico, num local fresco.
Deixamo-vos aqui três notas finais:
- em algumas espécies poderá surgir bolor no interior das latas, mas isso não afeta as bolotas, bastando serem lavadas;
- não arrefeça em demasia o frigorífico pois pode provocar a congelação das bolotas, especialmente as que se encontram encostadas ao fundo do frigorífico;
- não guarde as bolotas para além da primavera pois elas perdem capacidade germinativa, além de que não há qualquer vantagem na sua sementeira tardia.

Sem comentários:

Enviar um comentário