segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Vem aí o 5º Dia Mundial da Bolota

Dia Mundial da Bolota surgiu na ES Quinta das Palmeiras (Covilhã) em 2009 e tem como principal objectivo a união de esforços com vista à recuperação da nossa floresta autóctone.

A participação é muito simples. Basta que se proceda previamente à recolha de bolotas de carvalhos autóctones e no dia 10 de novembro se realize(em) a(s) seguintes(s) actividade(s):

- semear as bolotas no campo ou num jardim a partir das quais se desenvolverão os carvalhos;
- semear as bolotas em vasos para no ano seguinte obter pequenos carvalhos para plantar;
- distribuir pacotinhos de papel com bolotas a elementos de uma organização (escolas*, escuteiros, etc.) para que possam semear as bolotas em vasos de modo a  obter pequenos carvalhos para plantar no ano seguinte;
- outro tipo de atividades que os participantes julguem ser adequadas.

Para aderirem a esta iniciativa, contactem-nos pelo seguinte e-mail: bologta@gmail.com 


A inscrição no Dia Mundial Bolota é informal. Tem apenas como finalidade o envio de algum material, via internet, aos aderentes. Solicitamos apenas a indicação dos seguintes dados no e-mail:
- Nome da escola/instituição aderente/participante individual;
- Localidade;
- Nome do responsável/ dinamizador e cargo na instituição (ex: professor de Ciências Naturais);
- Público-alvo (ex. para instituições: alunos 8º ano; toda a escola); (ex. para participantes individuais: com a família; com amigos).

Seguidamente enviaremos por e-mail o manual da bolota 2013 (pdf) e um ficheiro editável para a elaboração de pacotinhos para as bolotas, entre outros materiais.

Utilizem também este e-mail para fazerem sugestões de atividades que possam enriquecer esta data, ou através de comentários nos posts.
Para informações mais detalhadas, sigam-nos neste blog. 

 * Este ano o dia 10 de novembro é um domingo. As escolas poderão assinalar esta data na sexta-feira anterior ou na segunda-feira seguinte, ou em outra data mais adequada às suas actividades letivas.


Sem comentários:

Enviar um comentário