sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Quercus pyrenaica e outras espécies

O carvalho-negral (Quercus pyrenaica) tem sido o nosso carvalho de eleição. É a espécie de Quercus  mais abundante na zona da Covilhã. Ainda encontramos vários exemplares, a pouco mais de meia hora a pé da nossa escola, o que torna fácil a recolha das suas sementes.


As bolotas guardadas foram novamente seleccionadas...

Este ano, para além do carvalho-negral,  utilizámos bolotas de outras espécies. O sobreiro ( Quercus suber), a azinheira (Quercus  ilex) e o carrasco (Quercus  coccifera) fazem agora parte do nosso bolotário. Vamos ver como se vão dar pelos ares aqui da Serra da Estrela.


... e contadas para determinarmos o sucesso da germinação de cada espécie.

1 comentário:

  1. Sigo com atenção o vosso projeto, por partilhar várias coisas com ele: sou professor, covilhanense e gosto de árvores.

    Efetivamente, os dois carvalhos mais abundantes da área geográfica que corresponde ao concelho da Covilhã seriam o negral (Q. pyrenaica) e o sobreiro (Q. suber); a azinheira (Q. rotundifolia) aparece em zonas de influência mediterrânica mais marcada, nomeadamente em vales mais abrigados da Serra da Estrela (Cortes, Beijames, Zêzere), aparecendo também em zonas de maior altitude,sujeito a condições adversas, onde outras espécies arbóreas, mais exigentes, não crescem. E, por último, temos também a presença de alguns robles (Q. robur), nomeadamente na encosta da Covilhã, relíquias de um tempo onde a influência atlântica seria mais marcada no clima e que aqui sobrevivem dados os elevados valores de precipitação anual que compensam a ausência de precipitação no verão.

    Não conheço nenhum estudo que aponte a presença do carrasco (Q. coccifera) na Serra da Estrela e considero, por esse motivo, errado a opção de introdução de espécies não autóctones ou não nativas da região.

    ResponderEliminar