segunda-feira, 19 de setembro de 2011

"O Manual da Bolota 2011" - A recolha das bolotas

Constituição de uma bolota
A bolota é o fruto dos carvalhos (Quercus sp.). A parte superior chama-se cúpula que rodeia, parcialmente, uma única semente - um aquénio.

Época de recolha das bolotas
A melhor época para a sua recolha é a partir de meados de Setembro até meados de Novembro, altura em que os carvalhos se encontram em plena produção de bolotas, as quais apresentam um tom acastanhado quando maduras.

As bolotas que se podem recolher
Recolha apenas bolotas maduras, mas seja um pouco selectivo. As melhores são as que apresentam um aspecto saudável, com bom calibre e sem sinais de “bicho” ou fungos. Bolotas demasiadamente escuras ou leves, quando comparadas com outras da mesma espécie, devem ser evitadas. Mas não seja cuidadoso em demasia. Nesta fase, privilegie o número relativamente à quantidade. Em casa ou no laboratório irá proceder à grande selecção (ver “Selecção das bolotas”).


Recolha da árvore ou do solo
As bolotas não têm que ser recolhidas directamente da árvore, apesar destas, quando maduras, serem as mais indicadas. Se assim fosse, muitas seriam colhidas imaturas e a quantidade seria muito escassa, pois as árvores mais produtivas são bastante altas. Pode recolhê-las directamente do chão, desde que não tenham caído há demasiado tempo - após uma noite ventosa encontram-se muitas acabadas de cair. Nesta fase, não perca tempo a separar o aquénio da cúpula. Deixe isso para mais tarde. Se recolher bolotas de várias espécies, a cúpula poderá ser a única forma de as diferenciar.

Sem comentários:

Enviar um comentário