terça-feira, 7 de junho de 2011

Saída de campo... mas onde páram os carvalhos?

Ontem, dia 6 de Junho, as turmas A e B do 12º ano realizaram uma saída de campo nas imediações da cidade da Covilhã - entre o Jardim do Lago e a "variante" (E.N. n.º 18).
O trabalho de campo consistiu na monitorização de alguns aspectos ambientais tais como "Parâmetros ambientais: água e resíduos", "Práticas agrícolas, ocupação e utilização do solo" e " Habitats: fauna e flora".

Percorreu-se uma zona de baixa densidade populacional mas de intensa actividade agrícola, com predominância de policultura e associação de culturas.
Esta zona, se não hovesse intervenção do Homem, seria dominada por carvalhos-negrais, podendo ainda encontra-se alguns sobreiros e azinheiras.


Infelizmente, a ocorrência destas árvores é, nesta zona, completamente residual, encontrando-se apenas um pequeno núcleo de carvalhos-negrais (pouco mais de meia dúzia de árvores adultas ao longo de um percurso com cerca de 4km).
No Jardim do Lago encontramos vários carvalhos... americanos.
A sensibilização de proprietários, agricultores, arquitectos e autarcas para a valorização e preservação das nossas árvores autóctones tem um longuíssimo caminho pela frente.
Cabe a todos nós, e em especial e estes "finalistas", dar o seu contributo para esta mudança tão necessária para a sustentabilidade do nosso futuro.

Sem comentários:

Enviar um comentário