segunda-feira, 5 de abril de 2010

Parceria Global

Ao longo de vários anos, o Homem tem contribuído imenso para a sua evolução e desenvolvimento. O Homem tem fabricado carros, tem construído fábricas, tem produzido CFC’s… que lhe têm fornecido uma melhor qualidade de vida.
O problema é que esses” produtos” têm um efeito prejudicial ou até mesmo letal para o nosso planeta.
As fábricas, os carros e os CFC’s libertam gases que provocam o efeito de estufa, tal como, o dióxido de carbono (CO2) e gases que destroem a camada de ozono, tal como, os clorofluocarbonetos (CFC’s).

As consequências destes problemas são: o aumento espontâneo da temperatura global do planeta, o que provoca, uma série de secas, descongelamento das calotes do Árctico e consequentemente o aumento do nível das águas dos oceanos.
É claro que estes efeitos estão cada vez piores e têm contribuído para o desaparecimento de várias espécies e até mesmo um problema para a nossa espécie, a espécie humana.
Com todos estes problemas, vários países de todo o mundo, têm-se encontrado anualmente para discutir soluções para os problemas ambientais.

Uma das soluções que se encontrou foi o Protocolo de Quioto.
O Protocolo de Quioto é um protocolo assinado por vários países do mundo que têm como objectivo a redução de emissões de gases em pelo menos, 5.2 %, até 2012, relativamente às emissões de 1990.


Mapa que mostra a posição dos países em relação ao protocolo de Quioto

Os países mais desenvolvidos do planeta não assinaram este protocolo, tal como os E.U.A e o Canada. Estes países, são os que mais emitem gases que prejudicam o ambiente.
O que é certo é que com o protocolo de Quioto é possível verificar algumas melhorias na emissão de gases, mas ainda não são as necessárias.

Por isso, aqui deixamos o nosso pedido para que todos os leitores se sensibilizem para os problemas ambientais globais e que juntos poderemos combater este problema.

1 comentário:

  1. Rever algumas (poucas) falhas na escrita.
    O mapa não é coerente com o texto... algo não bate certo.

    ResponderEliminar