sexta-feira, 5 de março de 2010

Carvalhiça/Carvalho Anão (Quercus lusitanica)

Carvalhiças/Carvalho Anão (Quercus lusitanica)

De nome científico Quercus lusitanica, a Carvalhiça pertence ao reino vegetal, família Fagaceae. Ao nível da morfologia externa apresenta-se na forma de um arbusto, de ramos prostrados, que forma normalmente matos rasteiros de cerca de 30cm.
As flores surgem entre Maio e Junho, agrupadas separadamente por sexo em espigas alongadas pendentes, designadas por amentilhos.
O seu fruto é a bolota e tem 10-15mm.
(folhas das Quercus lusitanica)


É uma espécie cujo habitat passa por zonas de clima suave, com solos arenosos, requerendo por vezes alguma humidade. Exemplos de habitat: Marrocos e Ocidente da Península Ibérica.

O estilo das folhas são opostas, compostas, imparipinuladas, com 25 a 30 cm de comprimento por 5-13 folíolos não peciolados, aproximadamente, lanceolados, sendo um deles o terminal, cada um com 3 a 9 cm de comp. e 0,8 a 2,5 cm de larg., acuminados, serrados e acunheados, com a página superior brilhante e verde mais escuro que na inferior.
















1 comentário:

  1. Falta alguma informação de modo a poder identificar-se melhor esta espécie, nomeadamente, a morfologia das folhas.
    Seleccionem bem a informação... que este carvalho pertence ao reino vegetal e à familia das fagáceas não é novidade. pretende-se que refiram elementos para a sua identificação.

    ResponderEliminar